UMA VIDA DEDICADA A CERÂMICA
Darly Pellegrini é graduada em artes pela École Nationale Supérieure d’Art et de Design de Nancy na França e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com a dissertação intitulada “O Uso da Argila Como Meio Expressivo e de Auto Conhecimento”.
“Desde minha infância à beira do rio Atibaia, até minha opção por construir o atelier em meio a árvores nativas e cercado por muito verde, a ligação com a natureza é muito forte. Tenho paixão e respeito pelo que nos é oferecido e encantamento pelas formas e possibilidades que nos cercam.
Ao recombinar padrões existentes eternizando o que é efêmero, ao deslocar e atribuir outras funções a elementos da natureza e deixar a imaginação acrescentar e modificar o que vemos e sobretudo a alegria que a cerâmica me proporciona, encontro sentido para mim mesma”
“A argila ao ser modelada ganha forma, ganha voz, ganha uma alma. Ganha dúvidas e certezas que transitam entre a técnica e a tentativa de abraçar o ser humano. Me inspiro e me conecto com as diferentes paisagens que me cercam, recriando formas e conectando o real ao meu imaginário.”
Darly Pellegrini cria esculturas e objetos únicos onde talento, criatividade e domínio da técnica aliam-se à resistência, tradição e charme da cerâmica de alta temperatura. Todo a produção é manual, resultado de um longo e meticuloso processo que envolve modelagem da peça, secagem, primeira queima a 900 graus, decoração com óxidos, aplicação do vidrado e queima final a 1280 graus em forno a gás. Darly pesquisa e fabrica seus próprios vidrados, e seu nome é referência em todo o país. Desde 2010 desenvolve projetos, ministra cursos em diferentes cidades do Brasil e orienta trabalhos em Paperclay, possibilitando novas descobertas no universo da cerâmica.
Suas peças são exclusivas, fruto de uma delicada sensibilidade, anos de pesquisa, aprimoramento dedicação e sobretudo, uma profunda paixão pelo que faz.