Criação

ALEGRIA E PAIXÃO ETERNIZADAS NA CERÂMICA

“Fazer cerâmica é falar com as mãos.
É sonhar de dia e respeitar cada minuto.
É tratar a terra com carinho.
E mesclar tradição e design em incansáveis tentativas de acertos e erros.
Esperar…Dar tempo ao barro…Queimar…
Esmaltar procurando harmonia, leveza, beleza!
​Transformar o barro em cerâmica é deixar a mágica acontecer.
​Cada peça leva um pouco de nossa história, da nossa vida, nossas paixões.
Em cada peça há nosso tempo, nosso cuidado, e sobretudo a certeza que o belo transforma para melhor.
Que nossas obras consigam mostrar toda a nossa paixão.”

Darly Pellegrini

As cerâmicas produzidas são totalmente modeladas a mão.
A argila utilizada é do tipo grés. As peças são modeladas, secas e queimadas uma primeira vez a 950 graus para depois receberem o vidrado (esmalte) que é de formulação e desenvolvimento da própria artista, fruto de aprimorada pesquisa, sempre buscando resistência, beleza e efeitos de brilho e textura bem particulares.
A segunda queima é feita a 1260 graus em forno a gás. São em média 12 horas de queima para que a temperatura de 1260 graus seja atingida de forma lenta e regular, sinterizando a argila, e criando um corpo cerâmico e uma superfície bastante resistentes.
Todas as peças utilitárias são próprias para conter alimentos, livres de qualquer toxidade, podendo ser levadas ao forno, micro ondas, e lava louças.
O calor, a circulação das chamas e a quantidade de oxigênio presentes no interior do forno determinam um trabalho delicado e único, diferente a cada queima.

Paper Clay: Darly pesquisa e ministra cursos sobre essa massa cerâmica em várias cidades do Brasil e desenvolve um trabalho autoral onde usa os recursos que o Paper Clay oferece para explorar a leveza e plasticidade nas obras que cria.