EXPOSIÇÕES, MOSTRAS E APRESENTAÇÕES QUE DARLY PARTICIPOU RECENTEMENTE
2021
05/2021 – Livro Transgressões Cerâmicas Brasil – participação
26/03/2021 – Metanoia – exposição virtual
Metanoia
exposição virtual das artistas Darly Pellegrini e Karen Venturelli com curadoria de Angela Caruso em
https://www.acespacodearte.com/
“Do grego mudança de pensamento, metanoia é um projeto expositivo que propõe reflexões a cerca das relações interpessoais no mundo contemporâneo, sobretudo neste momento em que continuamos vivendo em isolamento social” Angela Caruso.
A exposição foi inaugurada com uma live no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=702uM_WjEBs
4/03/2021 – Vestir Cerâmica 2ª Edição na New Gallery – São Paulo, Capital.
Uma guirlanda tem sempre uma intensão carinhosa de boas vindas, proteção e de abundância. Representa paz, prosperidade, evolução, e alegria, pode ser usada em diversos lugares em todos os dias do ano.
Nesta obra, faço uma reflexão sobre o tempo circular, com referência à imagem e simbolismo das guirlandas, mas apresento uma plástica e uma poética diferentes, onde corpos e galhos se conectam e se fundem, evidenciando sua força em meio a delicadeza das flores. Expressar alegria, pertencimento, união e completude, foi a maneira que encontrei de reconciliar comigo mesma estes tempos difíceis através da obra “Estações”.
Darly Pellegrini
Técnica: Modelagem a mão com massa paperclay de argilas mistas e porcelana. Aplicação de vidrados em alguns detalhes e queima a gás a 1280ºC
2020
8/11/2020 – 29ª Mostra de Cerâmica doatelier Darly Pellegrini – Sousas, Campinas.
Dia 8 de novembro de 2020, com todos os cuidados que já incorporamos o Atelier esteve aberto para a sua 29ª MOSTRA de CERÂMICA. Esculturas, decoração, utilitários com resistência, beleza e originalidade, encantaram quem passou por aqui neste domingo de sol. Muito obrigada pela presença. Foi maravilhoso conhecer as pessoas que vieram pela primeira vez, reencontrar amigos queridos que fazia tempo que não via e rever alunos neste dia tão especial!
A arte alimenta nossa alma e espero ter conseguido traduzir através da cerâmica, beleza e otimismo para quem passou por este espaço de paz e harmonia com a natureza.
Durante todos os dias do ano o atelier permanece aberto. Só que fora o dia da Mostra as visitas precisam ser agendadas.
10/08/2020 – Exposição Virtual Casulo
Estou muito feliz por ter sido selecionada entre 270 artistas para esta exposição internacional com curadoria de Angela Caruso e Walter Alejandro Tapponier
Título da obra: Irregulares certezas
Material e técnica usada: Massa cerâmica Paperclay, modelada a mão com queima a gás a 1280º C, com aplicação de vidrado transparente e oxido de cobre; e fio de cobre
Fotografias: Darly Pellegrini
Texto de apoio:
Onde está a sutil separação de algo que protege, abraça, mas também de alguma forma aperta e não se encaixa?
Quando a capa protetora deixa de ser abrigo para se tornar amarra?
Toda casca que envolve se acomoda e a robustez ou delicadeza tem que ser rompida para permitir que o interior cresça.
Camadas de irregulares certezas e densas questões fissuradas depois da espera silenciosa ou cuspidas pela fúria da alma.
O interior é revelado.
No silêncio as mudanças acontecem.
Oportunidade de selecionar o essencial em uma luta sem fim onde o que não nos pertence é deixado para traz numa busca pela própria completude.
9/03/2020 a 9/04/2020 – Exposição Vestir Cerâmica na Galeria Espaço Arte, Cultura e Design – São Paulo, Capital.
Obras expostas e ambientadas em painéis fotográficos destacam a sofisticação e a versatilidade no uso da cerâmica.
Depois de uma temporada de sucesso no Espacio Uruguay, na avenida Paulista, em São Paulo, Vestir Cerâmica ganha itinerância e chega agora à Galeria Espaço Arte, Cultura & Design, no Jardim Paulista, também na capital de São Paulo.
A exposição coletiva reúne obras em cerâmica de 23 artistas, sendo 21 selecionados e duas convidadas especiais, e perpassa os caminhos da moda e da decoração. Trata do enfeitar-se e do enfeitar ambientes. São peças que podem, literalmente, ser vestidas por modelos numa passarela ou por pessoas nas ruas, bem como escolhidas a dedo por profissionais da decoração, tal qual a tela de um renomado pintor para valorizar uma parede. O que se busca, em última instância, é explicitar a multiplicidade de usos da cerâmica e sua potencialidade no campo do design e, sobretudo, da Arte.
O cenário se desenvolve a partir da união de duas linguagens: a primeira é a apresentação das obras propriamente ditas; a segunda ambienta e contextualiza os objetos cerâmicos por meio de imagens captadas pelas lentes de diversos fotógrafos.
Ao conquistar itinerância, a exposição consagra-se como uma grande vitrine da melhoria na produção em nível técnico, qualidade e criatividade que a cerâmica vem conquistando nos últimos anos. “Esta é justamente a ‘camisa’ que tenho vestido desde sempre: alçar a cerâmica e seus artistas ao patamar das grandes artes, com design, inovação e contemporaneidade”, diz a curadora da exposição e também ceramista, Cibele Nakamura.
Fica aqui, portanto, um convite desafiador ao visitante: despir-se dos pré-conceitos sobre esse material e vestir a cerâmica em toda a sua plenitude.
SERVIÇO
Exposição Vestir Cerâmica
Local: Galeria Espaço Artes, Cultura & Design
Rua Caconde, 234 – Jardim Paulista – SP
Fone: (11) 3884 8758
Vernissage: 09 de março, das 18h30 às 21h30
Visitação: 10 de março a 09 de abril de2020
De segunda a sexta-feira, das 11 às 18h
Curadoria: Cibele Nakamura – (11) 99684-0332/ cibelemsnakamura@hotmail.com
ARTISTAS PARTICIPANTES
Acácia Azevedo – Vinhedo (SP)
Ana Silvia Sartori – São Paulo (SP)
Carola Blit – São Paulo (SP)
Carolina Kawall – Itupeva (SP)
Cynthia Ragosta – São Paulo (SP)
Darly Pellegrini – Campinas (SP)
Eunice Jardim – São Paulo (SP)
Fátima Rosa – Santo André (SP)
Georgia Hannud – São Paulo (SP)
Helena Sperb – Novo Hamburgo (RS)
Julia Streppel – Porto Alegre (RS)
Laura Martínez – São Paulo (SP)
Lica Cruz – Carapicuíba (SP)
Malu Serra – São Paulo (SP)
Maria Angélica Amat Dias – Santos (SP)
Regina Esher – São Paulo (SP)
Rejane Rosenberg – São Paulo (SP)
Renata Amaral – Cotia (SP)
Soraya Girotto – Porto Alegre (RS)
Vivi Faria – Pardinho (SP)
William Kass – São Paulo (SP)
Convidadas Especiais:
Norma Grinberg – São Paulo (SP)
Luciane Yukie Sakurada – Cunha (SP)
2019
10/12/2019 a 17/01/2020 – Exposição Vestir Cerâmica no Espacio Uruguay – São Paulo, Capital.
VESTIR CERÂMICA: A PELE QUE HABITO
“Exposição com conceito inovador no Espacio Uruguay, vai mostrar a versatilidade da cerâmica artística contemporânea brasileira”
Reunindo obras de 29 artistas, sendo 27 selecionados e dois convidados, Vestir Cerâmica é uma mostra de objetos cerâmicos que perpassa os caminhos da moda e da decoração. O que se busca, em última instância, é mostrar a multiplicidade de usos da cerâmica e sua potencialidade no campo do design e, sobretudo, da Arte.
“Esta é a ‘camisa’ que tenho vestido desde sempre: alçar a cerâmica e seus artistas ao patamar das grandes artes, com design, inovação e contemporaneidade”, diz a curadora da exposição, a ceramista Cibele Nakamura. “Fica aqui um desafio ao visitante desta exposição: despir-se dos pré-conceitos sobre esse material e vestir a cerâmica em toda a sua plenitude!”
24/11/2019 – 28ª Mostra de Cerâmica do atelier Darly Pellegrini – Sousas, Campinas.
A 28a Mostra de Cerâmica foi concluída. Todas são preparadas com carinho e muito cuidado porque acredito que a cerâmica carrega nossa impressão digital e reflete além de nossa opção estética, nossa maneira de ver o mundo. Agradeço cada convidado que veio, o carinho de cada amigo, a competência e parceria da equipe que me ajuda, e agradeço sobretudo a oportunidade cada vez maior de mostrar que a cerâmica é inesgotável e ilimitada quando feita com paixão. Bora preparar a 29a!
26/10 à 19/11 – 4ª edição do Circuito das Artes da Europa com a curadoria de Márcia Vinhas. Mostras Simultâneas de Arte: Chaves/Portugal, Madri/Espanha, Lisboa/Portugal
14/08/2019 – Palestra intitulada “Paperclay, de sua descoberta à atualidade, uma história de liberdade na cerãmica” apresentada no CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo. Campos do Jordão/SP.
10/08/2019 – A obra “Ser Inteiro” executada em Paperclay e fios de cobre passou a fazer parte do acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo/SP
2 a 14/06/2019 – IV Exposição Universo Cerâmico 2019 – Curadoria: Eliana Tsuru. Hall Monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo
Premiação em segundo lugar na categoria Alta Temperatura.
23/03 à 07/06/2019 – Exposição Metamorfose – Curadoria Cibele Nakamura. São Bernardo do Campo/SP
“Grandes nomes da Arte Cerâmica Contemporânea, unidos a jovens artistas, mestrandos e doutorandos das Artes Visuais, oferecem um conjunto de obras escolhidas para esta exposição – um convite ao pensamento agudo, elaborado, que irá eclodir entre as simbologias e metáforas sugeridas. Uma reflexão sobre a natureza e os questionamentos existenciais, a complexidade e a fragilidade da vida humana.
O cenário se desenvolve a partir de obras escultóricas e instalações, apresentando o melhor da cerâmica artística brasileira.”
Cibele Nakamura – curadora da mostra
Insetos presos em suas caixinhas, como em gavetas de taxidermia, se relacionam em 3 níveis diferentes: total isolamento que as paredes impõem para os besouros, possibilidade de contato externo para as mariposas e a suposta liberdade para as abelhas.
Nas três obras, fios de cobre crochetados unem os insetos indicando que existe algum nível de conexão entre eles.
Proponho nesta obra que o caminho entre o quase total isolamento dos besouros e a união libertadora das abelhas está na fragilidade das barreiras construídas por nossas irregulares certezas e na força e confiança das redes tecidas durante nossa existência.”
11/05/2019 – Festival da Cerâmica no vão livre do MASP -Curadoria Fernando Zelman. São Paulo/SP.
Darly Pellegrini participou na mostra referência com a obra Arvore no Festival da Cerâmica no vão do MASP, São Paulo.
28/04/2019 – 27ª Mostra de Cerâmica do atelier Darly Pellegrini – Sousas, Campinas.
Um evento que reúne a produção da artista com muitas novidades exclusivas, e que já é tradição na cidade de Campinas. Darly recebe amigos e clientes com alegria e orgulho nesse dia de atelier aberto.
Sei que é uma data para promover encontros, conhecer pessoas diferentes e compartilhar que faço de melhor.
2018
07/11 à 18/12/2018 – A Oitava Arte: Fotografia, Arte Imprescindível – Curadoria: Lígia Testa. Arqtus Concept – Ligia Testa Espaço de Arte. Campinas/SP.
“A argila, ao ser modelada, não ganha só forma. Ganha voz, ganha uma alma. Ganha dúvidas e certezas que transitam entre a técnica e a tentativa de compreender o ser humano, as questões do dia a dia, as relações. Nesta exposição faço uma reflexão sobre a tênue linha que separa a completude e o ser fracionado. Questiono o choque do corpo dividido, das ideias divididas, da sociedade dividida.
Os corpos representados se constituem de leves camadas de irregulares certezas e densas questões. Talvez em uma frágil delicadeza de peles que abandonam o corpo para permitir que ele cresça.”
11/11/2018 – 26ª Mostra de Cerâmica do atelier Darly Pellegrini – Sousas, Campinas.
11/2018 Tiempo de Mosaico em la Patagonia –Curadoria Bárbara Noceda. Esquel, Argentina.
21 à 28/10/2018 – 12ª Grande Exposição de Arte Bunkyo 2018, Premio Menção Honrosa com a obra Redes. São Paulo
11/08 à 27/10/2018 – TEMPORADA CERÂMICA, – Curadoria Cibele Nakamura. Cinco artistas com obras apresentadas em exposição individuais. Ateliê Galeria Malu Serra – São Paulo/SP.
A mostra de arte Temporada Cerâmica, com curadoria de Cibele Nakamura foi composta por 5 exposições individuais sucessivas.
Darly recebeu convidados para a abertura de sua exposição, no dia 4 de setembro. Apesar de ser uma típica noite fria do inverno paulistano, o espaço recebeu inúmeros convidados. “Esta experiência me ajudou a repensar sobre os processos da concepção artística, porque o espaço organizado pela Malu Serra nos proporciona maior intimidade com o público. E a participação da curadoria foi fundamental para nos ajudar a elaborar uma mostra coerente, entre os demais artistas envolvidos”, ressalta.
Fonte: Texto de Silvana Baierl para a revista Mão na Massa nº54